Voo com drone
Atualmente a Engemaster vem utilizando, através do auxílio de imagens de pequenas aeronaves (Drones) e softwares de boa qualidade, dentre eles os da Bentley Power Civil proporcionando, a baixo custo, as restituições e elementos existentes de Rodovias e Ferrovias e com um nível de precisão alto. Uma das áreas que estamos desenvolvendo através de voos com Drones é a de infraestrutura Rodoviária e Ferroviária. Recentemente elaboramos uma restituição geométrica da via permanente (estrada de ferro) obtendo os elementos de traçado, ou seja, Curvas Horizontais (raios) e Verticais (greides). Para executar estes serviços houve a necessidade de desenvolver as seguintes atividades:
Conhecimento da área executada previamente por Engenheiros especialistas para delimitar a área e atender a necessidade do cliente;
Planejamento de Voo (Plano de voo) para que o equipamento efetue a melhor estratégia, autonomia, cobertura e condição de vôo. Este estudo proporciona ao navegador a execução de um trajeto com segurança. Todo este Plano após definido em computador é lançado em um Tablet que será o norteador dos voos de campo;
Planejamento dos pontos de controle (georreferenciamento dos targets e marcos implantados): implantação e georreferenciamento pela Engemaster de marcos de concreto, para, a partir deles, a implantação de pontos de controle (Control Points) materializando o sistema de coordenadas e cotas de forma a avaliar a acurácia dos levantamentos;
Processamento das imagens obtidas no vôo: de posse das imagens e de computador de alto desempenho, foram processadas as imagens e gerados mosaicos de ortofotos, Modelo Digital de Superfície, Modelo Digital de Terreno e geradas as curvas de nível;
Análise da qualidade foi verificada baseada na Acurácia verificando os erros através de Checkpoints; e,
Restituição Geométrica da estrada, no caso, estrada de ferro, foi empregada uma equipe de Engenheiros e técnicos especialistas. Foram medidos os mosaicos de ortofoto e tratados os elementos horizontais e verticais resultando em parâmetros específicos para cada situação levantada.
Todos os voos foram executados com a posse das licenças do DECEA, ANAC e ANATEL. O traçado da ferrovia contendo os elementos horizontais (Raio, ângulo central, LC, Tang, Desenvolvimento da curva circular simples, PC,PT, TS, SC, CS, ST, as coordenadas dos pontos de interseção dos vértices horizontais) e os elementos verticais amarrados ao estaqueamento /quilometragem da via foram obtidos com grande precisão.
Através dessas informações, o cliente poderá efetuar uma atualização em sua malha Rodoviária e/ou Ferroviária auxiliando na manutenção de vias, correções geométricas e fiscalização, pois estará de posse de dados atualizados. Essa metodologia contribui também para uma maior segurança nos trabalhos de campo minimizando riscos de acidentes, proporcionando maior agilidade nos serviços de campo.